Sobre Nomes e Sobrenomes

Clique na imagem

Após algum tempo sem nada criativo para postar, eu, @vikthorcosta, resolvo sacudir a poeira e postar alguma coisa nova no Bloco de Moedas.

Eu sei que isso não é tão criativo, mas é melhor que deixar o blog criando teias de aranha.

Já levando o assunto para o título do post, meu nome nem é @vikthorcosta! Meu nome é Victor Corrêa da Costa, cdf, gamer old school, e músico meia-boca…

Como vocês sabem, existem centenas de milhares de Victors, Vitors, Viktors, Vitórios e afins espalhados pelo globo, mas com muita, muita sorte só existe UM Victor Corrêa da Costa e essa diferença é dada unicamente pelo sobrenome.

11 entre cada 10 detalhes de sua vida foi definido pela Igreja Católica séculos antes de seu nascimento

Na verdade, essa história de sobrenome começou a ser oficializada na Idade Média, durante um evento da Igreja Católica conhecido como o Concílio de Trento.

Esse concílio foi criado primeiramente para pôr ordem na Igreja que havia ficado desestabilizada após as divisões protestantes.

Aproveitando o embalo e já que eles estavam concertando algumas coisas, eles resolveram organizar a questão do registro batismal das pessoas.

Naquela época (e até hoje, talvez), era costume colocar nomes bíblicos nas crianças, como Miguel, José, Maria, Ana, Benjamin e etc… E embora houvesse realmente muitos nomes bíblicos, era bastante comum dúzias de Marias serem batizadas todos os dias, deixando difícil saber qual Maria era qual.

Pesquisando um pouco sobre seu sobrenome, talvez até ache um brasão que há séculos designava algum nobre de sua família. Aqui vemos o brasão de uma antiga família "Costa". Difícil é saber se eu realmente descendo desses "Costa".

Então eles criaram o chamado sobrenome. Geralmente, adotava-se o local de nascimento ou moradia, assim definiu-se que o “John Brook era o John que morava perto do riacho, que nada tinha a ver com John Overhill, o John que morava no alto da colina” (Perissé, Gabriel, 1962).

Alguns, porém, em vez de utilizar o nome do local onde morava, batizaram seus filhos com o “cognome profissional”, o nome do trabalho dos pais, que provavelmente seria o trabalho dos filhos ao crescer.

Assim “nasceram, por exemplo, o John Backer (John, o padeiro), Peter Wood (Peter que trabalha com madeira, o lenhador) e Johan Schumacher (Johan, o sapateiro)” (Perissé, Gabriel, 1962).

O meu sobrenome, Costa, provavelmente designou há muuuuito tempo, um cidadão português que morava próximo ao mar, numa área costeira.

Um caso interessante é o sobrenome Silva (presente no nome do outro blogueiro, @romulodesousa), que vem do latim e significa “selva” ou “floresta” e geralmente era dado às pessoas que viviam próximas à mata ou próxima a natureza.

Ora, no tempo da colonização do Brasil era mato pra tudo quanto era lado! Então as pessoas cuja origem era desconhecida eram batizadas como Silva, por isso existem até hoje tantos Silva no Brasil!

Existem milhões de sobrenomes com histórias curiosas e outros cujo significado há muito ficou perdido no tempo, mas não custa nada pesquisar um pouco sobre a origem do seu sobrenome. Daqui a pouco, se eu me lembrar, eu vou procurar o significado de Corrêa, que obviamente tem origem portuguesa.

O sobrenome Fuck é alemão e deriva da palavra Fuchs, que significa raposa, e não tem nada a ver com o cognato inglês. 😀

Falando em sobrenomes curiosos, eu tenho um amigo cujo sobrenome é Fuck.

Sim! Isso mesmo! Efe, u, cê, ká, FUCK! Ele fala que esse sobrenome é de origem alemã e nada tem a ver com a palavra inglesa de mesma escrita, mas ambos os idiomas tem a mesma raiz anglo saxã, e talvez o antepassado dele seja realmente aquilo que nós estamos pensando…

Isso é que é ter um sobrenome foda!

Agora, se vocês conhecem ou tem algum sobrenome curioso e gostaria de compartilhar com o mundo, poste-o nos comentários deste post! Se você não sabe o significado, mas gostaria de saber, poste também que eu darei uma ajudinha na pesquisa!

E se vocês quiserem contribuir com textos, temas e algumas outras sugestões para melhorar o Bloco de Moedas, enviem um e-mail para vikthorcosta@live.com e seja feliz!

(Grande parte do conteúdo exposto nesse post veio do livro “Palavras e Origens: Considerações Etimológicas” de Gabriel Perissé, que é muito bom)

Anúncios

19 thoughts on “Sobre Nomes e Sobrenomes

    • Existem três teorias sobre o sobrenome Lima.
      1) A primeira fala que deriva da palavra latina “Limia” que significa esquecimento. Há um rio chamado Limia, e acredita-se que as pessoas que moravam perto desse rio eram batizadas com o sobrenome Lima.
      2) Outra teoria fala que os soldados e outros militares que montavam guarda em fortificações chamadas “Limies” (daí veio a palavra “limite”) e eram batizados como “De Limies” ou “De Lima”.
      3) A terceira teoria fala da delimitação de uma terra chamada “Limia” na Galícia, e as pessoas que vinham de lá eram batizadas com esse sobrenome.

      Por haver tantas origens, existem vários brasões de várias famílias Lima diferentes.
      Espero ter ajudado! 😀

    • Sobre esse sobrenome também existem duas teorias:
      1) A primeira e mais provável sugere a existência de um vilarejo português chamado Pacheca. As pessoas que vinham de lá eram então batizadas com o sobrenome “Pacheco”.
      2) A segunda teoria não apresenta muita sustentabilidade, mas diz vir da palavra judaica “Pêssach” (que é o nome da Páscoa judaica), mas essa teoria não é comprovada.

      Espero ter ajudado! 😀
      Envie o link desse blog para amigos!

    • Muitos grandes proprietários de terra e fazendeiros utilizavam o nome dos animais que criavam como sobrenome.

      Essa é a explicação para que tantas pessoas com nomes de animais.

  1. Ola victor meu nome é FELIPE GUEDES E EU QUERIA A ORIGEM DO MEU SOBRENOME ? porque eu tenho preguiça de pesquisar.!

    • A única coisa que eu consegui achar foi que era o nome dado às pessoas que vinham de um local chamado “Gueda”, mas eu não faço idéia de onde fique isso. #sorry

    • Mendes também é derivado de uma localidade, na verdade um vilarejo histórico de Portugal do qual ainda se podem achar construções a ele relacionados. O nome desse vilarejo é “Castelo Mendo” e quem vinha dele era batizado com esse nome.

  2. O sobrenome Brito era dado àqueles que vinham do vilarejo português de Brito. Quanto ao sobrenome Vieira, também é derivado de um vilarejo, na verdade dois. Em portugal existem os vilarejos “Vieira do Minho” e “Vieira de Leiria” e daí surgiu o dito sobrenome.

  3. Olá, estava na internet procurando o significado do meu sobrenome, e por coincidência vc sitou ele em seu blog e acabei entrando…=D Meu sobrenome é FUCK igual o de seu amigo, vc sabe alguma outra história que possa dar respostas a origem deste sobrenome?? Obrigada pela atenção.

    • bem, como eu disse no post, vem do alemão e significa raposa, era bastante comum batizarem os filhos com nomes de animais para ressaltar características da pessoa. No caso da raposa “Fuchs”, ela simbolizaria a astúcia.

      Mas, se não me engano, alguns judeus que buscavam disfarçar sua origem trocavam seus sobrenomes originais por nomes de animais, então podemos supor que algum judeu refugiado na alemanha tenha adotado esse sobrenome :D.

      Aliás, obrigado pelo comentário!

    • O substantivo que originou esse sobrenome derivou várias outras palavras Anglo-Saxãs e Germânicas, como Folk em inglês e Volk em alemão, ambas derivam da palavra Fulco ou Folco do Antigo Germânico.
      Folk, Volk, Fulco e Folco possuem o mesmo significado genérico: “povo”, “pessoas” ou “população”. Até hoje, vários sobrenomes similares podem ser encontrados, como: Folk, Folke(s), Foulk(e)s, Fulk and Fulk(e)s to Fewkes, Foakes, Fooks, Foukx, Fowke(s) e Fuke.
      Levando em conta que os sobrenomes costumavam indicar a classe social e/ou a profissão da pessoa, pode-se deduzir que aqueles que levavam esse sobrenome eram simples populares germânicos.

  4. LEIA SOZINHO porque
    no passado eu também
    não acreditava que ia dar
    certo, mas? funciona
    mesmo!!! Entrei neste site
    e fiz esta prece. Fiz para
    ver se ia dar certo e deu,
    assim que acabei meu
    amor ligou. A pessoa que
    eu copiei também não
    acreditava mas para ela
    também funcionou!
    AGORA VEREMOS? Diga
    para você mesmo o nome
    do único rapaz ou moça
    com quem você gostaria
    de estar (três vezes)?
    Pense em algo que
    queira realizar na próxima
    semana e repita para
    você mesmo (seis vezes).
    Se você tem um desejo,
    repita-o para você
    mesmo (Venha cá ANJO
    DE LUZ eu te INVOCO
    para que Desenterre AA
    de onde estiver ou com
    quem estiver e faça ele
    ME telefonar ainda hoje,
    Apaixonado e
    Arrependido, desenterre
    tudo que esta impedindo
    que AA venha para MIM
    l, afaste todas aquelas
    que tem contribuído para
    o nosso afastamento e
    que ele jnc não pense
    mais nas outras? mas
    somente em MIM. Que
    ele ME telefone e ME
    AME. Agradeço por este
    seu misterioso poder que
    sempre dá certo.
    Amém?). Publique esta
    simpatia por três vezesSó
    mesmo esta simpatia,
    quero compartilhar com
    você a minha alegria e
    mostrar que se para mim
    deu certo para você
    também dará basta copiar
    e colar por três vezes em
    inforum diferente esta
    simpatia abaixo e logo
    em 48hs você terá uma
    linda surpresa, beijos
    Ainda esta noite de
    madrugada o TEU amor
    dará conta de que TE
    ama, algo assim
    acontecerá entre 1 e 4
    horas da manhã esteja
    preparada para o maior
    choque de sua vida! Se
    romper esta corrente terá
    má sorte no amor.

Se você chegou até aqui, ao menos comente u.u

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s