Filmes sem acessibilidade

Essa semana, fui assistir Transformers – O Lado Oculto Da Lua. E não tem como dizer que é um filme ruim. Cheio de efeitos especiais, boas atuações e momentos emocionantes. Recomendo. Mas não é exatamente sobre isso que eu gostaria de escrever.

Quando saí da sala de cinema achando tudo muito foda, lembrei de um carinha que eu descobri no twitter: @lucasradaelli. Esse rapaz tem deficiência visual e nem por isso deixa de viver a vida com tudo que ela oferece. Foi aí que eu pensei: “Como Transformers é uma palhaçada cheia de ação e com um roteiro extremamente fraco feito só pra lucrar”. Mas também não é bem assim, fui um pouco rude.

Imaginei-me como um deficiente visual tentando entender alguma coisa do filme que não fosse porrada entre robôs. Sei que não é possível fazer todas as coisas do mundo. Os estúdios não são obrigadas a fazer filmes voltados aos deficientes visuais. Mas é aí que entra a capacidade de alguns outros filmes (mesmo os de ação) serem acessíveis.

Por exemplo, peguem Homem-Aranha 2 (os outros também servem). Embora os filmes do Homem-Aranha sejam bem gananciosos, é possível sentir o drama escorrendo. O personagem principal não tem dinheiro nem pra pagar o aluguel de um apartamento decente e ainda tem que arriscar a vida salvando a cidade cheia de gente que o odeia. Fazer algo realmente desgastante e não ser reconhecido é a grande temática das histórias do Aranha fazendo os filmes não serem apenas um monte de sons de socos às pessoas que só podem ouvi-los.

Também nessa semana, começou a funcionar na Tela Quente, o sistema de áudio descrição que melhora bastante o entendimento dos filmes. Nesse caso, O Quarteto Fantástico – O Surfista Prateado. Mesmo que em algumas cenas, ainda seja necessária a imaginação das pessoas que assitem, já é algum progresso. Espero que daqui pra frente apareçam muito mais filmes não só com experiência visual, mas também com bastante acessibilidade.

Anúncios

Se você chegou até aqui, ao menos comente u.u

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s