Santa Buddies – a lenda do fiasco de natal

Sinceramente Disney... Você já teve filmes melhores...

Olá leitores! Depois de um bom tempo consegui algo não tão criativo para escrever sobre…

É um costume meu e da minha irmãzinha mais nova, todos os sábados irmos até a locadora de DVDs ao lado da minha casa e alugamos um filme para assistir à noite.

Eu estava bastante apressado e não fui muito criterioso na escolha do filme, então quando eu fui ver, minha irmã chega no balcão com essa pérola…

Santa Buddies – A lenda de patas do Natal

Eu falei “Putz! É mais um daqueles filmes de cachorros falantes que eu tanto odeio!”, mas ou era esse filme ou então nós iríamos assistir Barbie…

Então eu e minha irmãzinha começamos a assistir o filme e apareceu em meio aos créditos: “Uma produção de Walt Disney Pictures”.

Aí eu falei: “Ah, mas é da Disney! Talvez não seja um filme de cachorros falantes! Deve ser que nem Cento e Um Dálmatas, onde os cachorros treinados fazem as coisas extraordinárias e tudo mais e blá blá blá…”, mas eu estava redondamente enganado…

Logo no começo aparece o Papai Noel andando pelo Polo Norte junto com um cachorro (com roupinha de papai noel também). Os dois entram numa caverna onde se encontra a… Estalagtite de Natal!!

O quê? Vocês nunca ouviram falar da Estalactite de Natal? A estalactite mística que reúne toda a magia do Natal? Nunca ouviram falar da estalactite que começa a se quebrar quando as pessoas deixam de acreditar no Natal?? VOCÊ NEM SEQUER SABE O QUE É UMA ESTALACTITE???

Pois é… minha irmãzinha de sete anos não faz a mínima idéia do que seja uma estalactite, e eu presumo que grande parte das crianças não sabem… Por quê não criar para a história um objeto místico com um nome mais fácil??

Aí então o Papai Noel começa a comentar que a estalactite estava se quebrando. E eu fiquei dizendo “Por favor, cachorro, não responda… não responda…”, mas ele infelizmente respondeu com uma voz que nos relembra Gandalfs e Dumbleodores da vida…

Voltando para a oficina do Papai Noel, onde os elfos trabalham, vê-se que o cachorro falante tem tanta autoridade quando o próprio Papai Noel (inclusive alguns elfos o chamam de chefe).

Eu fico pensando se nunca rolou uma rebelião por lá pra tirar o cachorro do poder por ele ser um mamífero inferior e tudo mais…

E o nome do tal cachorro é Santa Paws (Um trocadilho com “Santa Claus”, mas traduzindo o nome ao pé da letra ficaria “São Patas”). E o cachorro, chamado por alguns de Cão Natal, possui um filhote que se chama Puppy Paws que segundo a história, futuramente o substituiria como Cão Natal…

Nessa história, os cães tem o seu próprio “Papai Noel canino” e para receber os presentes, eles devem se comportar também… Tudo bem até aí… É um filme de crianças e tudo mais… Um pouco esquisito, mas as crianças levam isso com naturalidade…

MAS QUE RAIO DE CRIANÇA CONSEGUE LEMBRAR O NOME DOS CACHORROS??

Eu ri bastante quando aparece uma Yorkshire Terrier que se apresenta da seguinte maneira: “Eu me chamo Tiny, por que eu sou bem pequenininha!”

A minha irmãzinha e a de vocês não fazem a mínima idéia de que Tiny significa “pequeno” em inglês! Por que raios não traduzir ou criar outros nomes para os cachorros? Nomes que ficariam mais acessíveis em português?

Eles deveriam chamar a Lya Wyler pra traduzir os nomes nos filmes!!

Ah! E não tem como falar de filmes Disney sem falar de música! Passei a minha infância cantando “Amigo Estou Aqui” e “O Que Eu Quero Mais É Ser Rei”! Eu já esperava ver várias músicas nesse filme… só que…

Espera aí! Todas as músicas estão em inglês!

As músicas são todas natalinas como “Jingle Bells”, que é a nossa famosa “Bate O Sino Pequenino” e entre outras também “Silent Night”, que é a nossa “Noite Feliz”.

TODAS essas músicas têm uma versão em português, ENTÃO POR QUE NÃO GRAVAR E COLOCAR AS MÚSICAS EM PORTUGUÊS?

Ah! E também tem esse célebre momento onde segue a música fofinha abaixo:

Essa música é cantada toda em inglês no filme. E no final, o Púpi Paus fala em português: “Eu não fazia idéia! Obrigado Tiny!”

Aí minha irmãzinha me perguntou: “Não fazia idéia de quê?”. E eu comecei a rir histericamente!!

Se a música não for traduzida, não faz o menor sentido!!! Aliás, parabéns à Kaitlyn Maher, cuja voz bonita de bebê nos remete à programas do Raul Gil para crianças cantoras… Isso não é ironia, eu realmente gostei da voz fofinha dela.

Bem… Esse filme é muito tosco! Eu já vi cachorros mais bem treinados em Cento e Um Dálmatas, sem falar que pra começo de conversa NÃO HÁ CACHORROS FALANTES EM CENTO E UM DÁLMATAS, e eu não gosto de filmes de cachorros falantes.

Muito embora, filmes de cachorros falantes são divertidos para algumas crianças… digo, crianças que nunca assistiram 1287361873618 filmes de cachorros falantes na Sessão da Tarde, e eu nem sabia que a Disney ainda fazia isso, afinal eu me surpreendi ao ver que o filme é de 2009.

Hakuna Mataaaataaaa!!

Até hoje eu canto músicas Disney no banheiro nos meus momentos mais inspirados… Várias músicas de desenhos e filmes marcaram a minha infância e eu me sinto grato por isso, senão pela influência de mais velhos estaria cantando só Reginaldo Rossi (nada contra, eu sei que você canta a música do Garçom também).

E que tipo de música natalina as crianças vão aprender a cantar se está tudo em inglês, hein?

Sem falar que não há nenhum personagem marcante! Não temos um vilão como a Cruella de Vil! O máximo que temos é um velho da carrocinha que de vilão só tem o título (Onde estão as risadas maquiavélicas hoje em dia??).

Pobres crianças… Se a Disney continuar fazendo filmes assim eu sinceramente vou fazer meus filhos assistirem só animações da Dreamworks!! E olhe lá!

A história da rena que sofria bullying por ter o nariz vermelho e luminoso e que no final se torna a rena principal do trenó do Papai Noel... bons tempos... bons tempos...

E sobre filmes infantis sobre o Natal, um dos poucos que eu gostei foi Rudolph – A rena do nariz vermelho. É uma animação velha e tosca, mas passa uma mensagem legal e a história não é tão monótona para as crianças… Sem falar que dá pra cantar um monte de músicas tipo, “Rudolph é a rena… que tem o nariz vermelho…”, ou então “Se você não é normal… é por que é especiaaaaal!”. xD

Então se vocês querem mostrar filmes de Natal para as crianças assistirem, mostrem Rudolph, e não Santa Buddies, por favor…

Se você chegou até aqui, ao menos comente u.u

